sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A preparação do ator

Parecia que a preparação de atores só seria importante porque precisávamos que eles ensaiassem dança e canto.

É a primeira vez que fazemos isso.


Nessa semana, no entanto, conseguimos perceber como algo que pra nós diretores, produtores, roteiristas e assistentes pode parecer tão pouco, faz a diferença àqueles que dão forma aos papéis que criamos. Pra gente, parecia que todo esse universo paralelo criado podia tomar corpo com simples ensaios; mas não dessa vez.


Para um ator viver um personagem, é preciso que ele seja coerente, lógico, e que sinta e aja de acordo com o papel proposto. A idéia de uma preparação, nesse sentido, é de que consigamos criar junto aos atores personagens coesos. Em nossa mente de roteiristas tudo parece se encaixar, e todas as ações têm uma justificativa; precisamos que essa noção também faça parte da vida daqueles darão vida aos personagens. Mais do que preparar o corpo nas oficinas de dança, ou a voz na preparação vocal, estamos lidando com a criação de uma nova pessoa, aquela que ganha vida por alguns momentos, e mesmo assim mexe com o interior, exterior e com a arte daquele que a poe em cena.


Nossa maior preocupação sempre foi se o personagem teria liberdade de ser criado não só ali naquelas folhas do roteiro, mas também na arte e pelo próprio ator. Foi pensando nisso que coletivamente roteiro, direção, arte e elenco passou a semana discutindo e criando os personagens. Claro que muito trabalho está por vir, mas já conseguimos perceber como esse momento foi importante para todos nós envolvidos no processo. Hoje em nossa reunião uma das atrizes disse: "Nossa, depois que conversei com as meninas da arte, fui pra casa e reli o roteiro. Foi impressionante como tudo pareceu diferente e mais real. Pensei até que alguns trejeitos....".
Pronto. Ali estava a certeza de que este trabalho era necessário e importante.


Quando lemos nos livros sobre a preparação do ator, tudo parece tão distante que às vezes a gente nem sabe ao certo se é eficaz; sim, o estudo (tanto no momento quando o redigido nos livros) está ali, e é aliando um ao outro que conseguimos um melhor rendimento.

E é assim que, com um cronograma maleável e tranquilo, passamos uma semana entrando na atmosfera do personagem. Nas próximas fases da preparação trabalharemos outras questões da atuação. A certeza que temos nesse momento é de que, sim, uma preparação não envolve só o corpo e voz, apesar delas serem bem importantes, ela envolve o psiquico, envolve criação e debate em todos os sentidos.

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