sábado, 21 de março de 2009

História do musical - Parte 1

O Musical, em qualquer de suas várias formas, é um tipo de arte.

Esse estilo de contar histórias através, ou com a ajuda, de músicas, data de um passado remoto. É sabido que os gregos incluíam músicas e danças em suas comédias e tragédias desde o século V a.C., algumas dessas músicas já existiam, e outras eram compostas exclusivamente para essas montagens. Nessa época, as músicas eram mais usadas para que o coro fizesse uma espécie de comentário em relação à ação corrente; porém, também havia composições que faziam parte do enredo, havendo, inclusive, solos.
Embora esse tipo de musical dos gregos não tenha sido a base para o desenvolvimento do musical moderno e contemporâneo, é interessante notar como há tanto tempo esse artifício (dança e canto) é utilizado como forma de entretenimento das massas.
Os romanos, por sua vez, copiaram e expandiram o formato grego. No século III a.C. há a inserção de músicas e danças cuja performance é acompanhada de uma orquestra. Para fazer com que os passos de dança fossem mais audíveis (e portanto chamassem a atenção do público), os romanos inseriram pedaços de metais embaixo dos sapatos, e assim surge o primeiro tipo de "sapato de sapateado". Embora espacialmente menor que as montagens gregas, os romanos fizeram dos musicais grandes espetáculos, incluindo efeitos técnicos e especiais (claro, no limite da época).
Na Idade Média, haviam músicos e trupes viajantes, as quais faziam performances de músicas populares e comédias. Nos séculos XII e XIII incluiu-se a essa os dramas religiosos; algumas dessas peças (ao contrário do material grego e romano) sobreviveram, como é o caso de The Play of Herod e The Play of Daniel. Baseadas em ensinamentos litúrgicos e em regras da Igreja, essas montagens desenvolveram um modelo autônomo de musical.

No Renascimento, com a commedia dell'arte, uma tradição italiana de contadores de histórias de improviso, o desenvolvimento desses modelos de musical chegou ao ápice, sendo basicamente informal. O musical formal quase não teve espaço nesse período, embora Molière tenha transformado várias de suas peças em comédias com músicas a pedido de Luís XIV para entreter, através de música e dança, a corte no século XVII.

No século XVIII dois estilos de teatros musicais se tornaram comuns na França, Inglaterra e Alemanha, as ballad operas, as quais faziam uso de músicas populares, alterando suas letras; e as comic operas, com histórias originais e o enredo romântico na maioria das vezes.

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Fig1. Anfiteatro grego.

Fig2. The Play of Daniel, livro sobre a peça.

Fig3. Painting based on The Beggar's Opera, Scene V, William Hogarth, c. 1728, in the Tate Britain.

Fig 4. L'ÉLISIR D'AMORE OPERA BY G DONIZETTI.

Fig 5. Commedia dell'arte - troupe Gelosi.

Fig 6. Cena de Tartufo de Molière, século XVII.

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