Prosseguindo na história dos musicais, vale fazer uma pequena pausa para destacar uma questão importante: o papel da ópera nas criações musicais.
Opera has been with us since the late 1500s, but (and there are those who will scream when they read this) . . . contemporary musical theatre and film are not direct descendants of grand opera. However, opera can be called a descendant of classical theatre.1
Quando os renascentistas tentaram reavivar o teatro de drama grego, eles incluíram em suas obras músicas, e isso levou ao surgimento da grand opera. Desde seu nascimento, no século XIX, os musicais sempre remeteram à ópera; mas atentando ao passado, podemos perceber que os Vaudevilles e as comédias burlescas, por exemplo, são os verdadeiros predecessores do musical, e não a ópera propriamente dita.
Podemos dizer, no entanto, que as melodias das grand operas fizeram parte dos musicais populares dos séculos XVIII e começo do XIX. Porém, nos anos 1880 e 1890 as então chamadas comic operas, as quais dominaram a Broadway da época, não eram óperas, não como o termo era empregado ao menos; os produtores usaram esse nome para dar uma valor mais elevado às obras, porém o caráter popular dos diálogos e melodias fazia das peças, na realidade, musicais.
___________________________________________________________________
1. Are Musicals Descended From Opera? Disponível em: http://musicals101.com/musical.htm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário